segunda-feira, 30 de maio de 2016

PENSAMENTOS QUE TODOS TEMOS NA ÉPOCA DE EXAMES


Já sei o que vão dizer "mas Ivânia, tu só estás no 12, o que sabes tu de exames?". Ok, a verdade é que, até agora só fiz dois  grandes exames mas acho que tenho uma noção mínima daquilo que é o "processo de fazer um exame" e acho que, de uma maneira geral, a maioria das pessoas tem a mesma experiência.

Um mês antes dos exames...
"Ok, ainda tenho imenso tempo. Vou fazer um horário de estudo e estar super organizada"
*Começa a fazer resumos com color code, imprime fichas da internet, faz post its com to do lists*
"Vou começar a estudar a disiciplina que menos gosto e que tem mais matéria"
"Vou fazer todos os exames dos anos anteriores e muitos exercícios."

Duas semanas antes do exame...
*ainda não estudou a disciplina que tem 4 livros e que odeia*
"Duas semanas é tempo mais do que suficiente"
"Vou só ver um episódio de Game of thrones e estudo logo a seguir"
"Se calhar devia começar a estudar Português.....nah aquilo é fácil"

Uma semana antes do exame....
"Não devia ter visto uma temporada inteira de Game of Thrones"
"Como é que ainda me falta rever tanta coisa?"
"Porque que é que deixei a pior matéria para último???"
"Vou tirar negativa, baixar a média e depois vou acabar a trabalhar no Mc Donalds até aos 40. Com sorte ainda chego a administradora...."
"Preciso de interação social!!"
"Do I really need an education?"
*pensa em todos os cenários possíveis caso tenha má nota and overreacts*

Um dia antes do exame...
*verifica 5 vezes se tem a calculadora e o cartão de cidadão*
*leva 10 canetas só para ter a certeza que não fica sem nada para escrever*
*Mental break down*
"Só mais um café"
*Planeia deitar-se cedo mas fica inevitavelmente até tarde a tirar dúvidas*
*Vai para a cama, está quase a adormecer e lembram-se que se esqueceu de ler uma parte*
*levanta-se da cama para ler a parte que lhe faltava*
*chora lentamente*
*demora duas eternidades a adormecer*

5 minutos antes do exame...
"Como é que se calcula a raiz quadrada de 36?"
"Onde é que está o número do cartão de cidadão?"
"Qual é que é mesmo a minha nacionalidade?"
"Ok, é só um exame, tens muito tempo para o fazer"
"Vou fazer isto com muita calma"
"LEMBRA-TE: se estiveres indeciso entre duas escolhas múltiplas opta sempre por aquela que seleccionaste no incio"
*ignora o próprio conselho e, no último minuto, muda a escolha múltipla. Descobre que tinha bem e pôs mal. Mais choro*
*começa o exame*


Algum de vocês tem alguma reação parecida?
Eu exagerei em algumas partes mas a verdade é que a época de exames é uma altura muito stressante e eu tenho mesmo destes pensamentos que chegam a roçar o ridículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall