segunda-feira, 9 de julho de 2018

COMO PODES REALMENTE POUPAR DINHEIRO | PART II


Este ano decidi focar-me ainda mais no que toca a poupar dinheiro! Não por nenhum motivo nobre nem zelador do meu futuro mais longínquo. A verdade é que queria ter um verão incrível e para isso, sabia que tinha de me começar a prepara desde cedo! 
Apesar de a ideia original não se ter concretizado (Interrail) a verdade é que tenho imensos planos que exigem que tenha um certo à vontade financeiro. Como até sinto que fiz um bom trabalho decidi partilhar mais algumas dicas convosco.
Fiz uma parte I o ano passado e todas as dicas que referi lá continuam a ser 100% relevantes para mim, por isso se quiserem dar uma vista de olhos fica AQUI  a sugestão!


Acho que aquilo que mais me ajudou a conseguir realmente poupar mais alguma coisa foi a regra dos 20%! Isto é super fácil de aplicar por isso estejam atentas! Sempre que recebia algum "pagamento", seja ele a semanada dos meus pais, um dinheirinho extra dos meus avós ou prendas de anos/natal, retirava sempre 20% do valor total e colocava esse dinheiro no meu frasco das poupanças (se preferirem usar cartão podem criar uma conta poupança e transferem automatocamente o dinheiro para lá, funciona just as good)! Ou seja, digamos que recebia 50€, 10€ iam automaticamente para as poupanças, just like that! Apartir daquele momento esse dinheiro deixava de "existir" na minha vida, e tinha de me governar com os restantes 40€
Este foi o grande segredo para conseguir poupar! E é essencial que façam isto mal recebam o dinheiro, para não terem nenhum tentação a gastá-lo. Se o guardarem logo ficam com uma ideia real daquilo que têm para gastar e asseguram que pelo menos 20% do que recebem fica nas poupanças!
Acreditem que se fizerem isto religiosamente acabam por ir acumulando dinheiro e quase nem dão por isso!



Outro truque que pus em prática este ano e que me poupou algum dinheiro foi trazer almoço e lanhes comigo sempre que possível. Almoços era sempre mais complicado porque implicava pré-preparação e sitios para aquecer a comida, coisa que nem sempre acontecia. Mas trazer snacks e lanches, além de ser mais saudável (em principio) acaba por ficar mais barato.



A não ser que tenham uma coleção de artefactos raros, não é assim que vão enriquecer mas podem sempre fazer uns trocos e ser ecofriendly ao mesmo tempo, já que estão a dar novas oportunidades àquilo que já não usam.
Uma das apps que utilizo é a BookInLooP (já falei dela nos meus instastories) em que vocês podem comprar e vender manuais escolares. Como já estou na faculdade, apenas vendo os livros do meu irmão e o ano passado fizemos 26€ com livros que, de outra forma, iriam ficar fechados numa caixa.
Outra coisa que também fiz este ano foi vender jogos, consolas e instromentos eletrónicos numa loja chamada CeX (esta cadeia de lojas existe em Aveiro, Vila Real, Porto, Faro, Coimbra, Braga, Lisboa, Setubal e Viana do Castelo). Estava tudo parado a um canto e com esta "brincadeira" ainda consegui fazer cerca de 60€. 


Posso dizer que estas três dicas me ajudaram imenso a poupar nestes ultimos meses! Além disso, permitiram me também tentar viver uma vida um pouco mais minimalista, que é um goal para o qual tenho tentado trabalhar cada vez mais.


O que acharam destas dicas? Qual é o vosso principal truque para pouparem?



Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall