quinta-feira, 29 de março de 2018

O VERDADEIRO SEGREDO PARA SER BEM SUCEDIDO NA FACULDADE

Acho que o último semestre foi a altura que atingi o nível mais baixo do meu percurso académico. Não é que tenha corrido pavorosamente mal (calma mãe, fiz tudo) mas senti que fiquei muito aquém das minhas capacidades e para uma pessoa que tenta sempre fazer o seu melhor isso não me contentou. O pior foi que eu dei tudo: a época de exames foi deplurável, não conseguia dar mais de mim e mesmo assim não conseguia obter os resultados que desejava. Porquê?? Se antes de ir para a universidade sempre consegui chegar aos objetivos que me propunha, agora estava ali, cheia de sentimento de falhanço e de "já não sou capaz" misturado com um bocadinho de "se calhar já não tenho capacidade para fazer mais". 

Isto revoltou me, tinha de mudar alguma coisa. Não sou pessoa de baixar os braços.
Este semestre tentei então fazer aquilo que sempre ouvi dizer mas que nunca fiz porque, até então não tinha sido necessário: estar efetivamente atenta nas aulas e tentar ao máximo manter a matéria em dia. 


E não é que está a resultar?! Às vezes as coisas são cliché por alguma razão. A verdade é que sentar-me nas filas da frente, trazer sempre os slides e ir apontando o que os profs dizem nas aulas, chegar a casa e reler o que demos, fazer apontamentos e tentar perceber EM AULA o que estamos a fazer facilita imenso as coisas!!

É literlamente tão simples quanto isso: evito que uma semana antes do exame abra o livro e esteja a olhar para a matéria pela primeira vez. Já que vocês têm de estar nas aulas e têm (assumindo que não faltam porque são bons meninos) mas vale aproveitar right? Têm de assumir uma postura super ativa e não uma postura passiva como eu fazia tanto.


Talvez isto seja obvio para vocês mas para mim, por incrivel que pareça, não o era e mudou tanta coisa!! Às vezes basta ouvir alguém falar sobre o assunto para nos por a pensar. Como a época das primeiras frequências e entregas está mesmo aí à porta senti que eraa altura ideal para partilhar convosco esta minha mini descoberta existêncial.


Estou curiosa, quais são as vossas top tips para terem o melhor desempenho na faculdade?
Alguma vez tinham pensado nisso desta forma?


Follow me on Instagram and Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall