terça-feira, 29 de novembro de 2016

Como organizo a minha semanada | Faculdade

 Desde de que vim para a faculdade que as minhas responsabilidades aumentaram exponencialmente.
Não tenho ninguém que me acorde para não chegar atrasada às aulas da manhã, o quarto já não se limpa sozinho, a despensa não está sempre cheia e já há a mamã para fazer o jantar.
Mas uma das coisas que mudou mais foi a gestão do meu dinheiro. Se no secundário gastava cerca de 10€ por semana (às vezes nem isso) agora gasto entre 40-50€ (numa boa semana). No inicio fiquei chocada porque não conseguia perceber como é que tinha gasto tanto dinheiro em tão pouco tempo mas bastou organizar me para perceber para onde estava a ir o dinheiro e para o quê.

Todos os meses faço um "plano de despesas". Este plano está dividido em cinco grandes categorias: Comida, Material Escolar, Transportes, Refeições e Coisas Pessoais.
 Escolhi estas categorias por serem as minhas principais fontes de despesa. Ao fim de cada dia escrevo aquilo que gastei e, no final da semana, faço o somatório de todas as despesas. Deste modo, posso verificar quando gastei numa determinada semana ou mês e em que. 
 Além disso, ponho sempre a data da despesa, assim como o preço exato.
Desde que comecei a fazer este plano que tem sido muito mais fácil perceber onde posso poupar e quais são as despejas inevitáveis. 
Acho que esta é uma boa opção para toda a gente: quem tem rendimento próprio, quem ainda vive com ajuda dos pais ou mesmo para as pessoas que ainda estão na escola, porque é uma maneira de organizarmos a nossa vida e o nosso dinheiro de uma forma simples mas eficiente.
Como é que vocês organizam o vosso orçamento?

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall