quarta-feira, 31 de agosto de 2016

9 DICAS PARA COMEÇAR UM BLOG DE SUCESSO


 Desde que tenho um blog que quero escrever este post. Não sei porque é que nunca o fiz mas estava a sentir-me inspirada e disse "nah, não passa de hoje!". A verdade é que já ando nisto há pelo menos dois anos e, apesar de ter tido altos de baixos, acho que já tenho experiência suficiente para dar algumas dicas. Muitas delas aprendi com erros meus, outras fui lendo noutros blogs e algumas foram aparecendo com a experiência e à medida que ia conhecendo o conteúdo das outras pessoas.
Porque a blogosfera é um local onde fazemos aquilo de que mais gostamos sem compromissos ou obrigações (pelo menos, era assim que deveria ser) deixo aqui algumas dicas para tornarem o vosso espaço no MELHOR espaço possivel.


1º- Descobre o teu ninho
Antes de tratares do design do teu blog ou de pensares no que vais escrever, a primeira coisa é n
o tema no qual se vai centrar o teu blog. Não quer isto dizer que estejas restringido a uma só área e que não possas dar largas a tua imaginação mas inicialmente, deves definir um tema com o qual estejas à vontade. Qual é a tua paixão? Está relacionada com moda, beleza, desporto, música, culinária? Parte daí.

2º- Cria um espaço apelativo
Agora que já sabes por que linhas te guiar está na altura de dar "cara" ao teu cantinho. Podes sempre aproveitar o tema e jogar com isso mas em geral um bom design (na minha opinião) deve ser: simples, com poucas cores e de preferência neutras, com um tipo e tamanho de letra facilmente legível, com imagens de qualidade e que, visualmente, seja apelativo. Pensem sempre que a imagem do vosso blog é o vosso cartão de visita.Quantas vezes entro em blogs e sou logo bombardeada com rosas choques e imagens de todos os tamanhos e feitios com letras de fontes indecifráveis. O conteúdo até pode ser excelente mas só pelo aspeto, a minha primeira vontade é sair logo de lá.

3º- Botão "seguir"
Acho que este é um dos passos mais básicos mas ainda vejo blogs sem isto. Uma das coisas que mais me irrita é quando descubro um blog mesmo bom e depois, quando vou segui-lo vejo-me aflita para encontrar o botão dos seguidores. Nalguns, esta opção está tão escondida que nem com uma lupa vamos lá e noutros ele nem se quer existe. Ora, se o objetivo do vosso blog é ser lido têm de ter seguidores que vão ser os vossos leitores regulares. Por esta razão o botão "seguir" deve estar sempre "à mão" para evitarmos perder seguidores que até tinham as melhores das intenções.

4º- Coloca uma foto de perfil
Sempre que vou a um blog e ele tem a foto de quem está por detrás dele eu sinto de imediato mais empatia. É muito mais fácil relacionar-me com uma cara do que com uma sombra, se isto faz algum sentido. Por isso, sempre que possível, ponham uma foto de perfil com qualidade no vosso blog para transmitirem confiança e empatia aos vossos leitores.

5º- Só são permitidos posts com qualidade
Antes de postares o que quer que seja no teu blog pensa: "Estou mesmo orgulhoso deste post?", "Dei o meu melhor?", "Este post teria qualidade para estar num blog de topo?". Se a resposta for não a qualquer uma destas perguntas o melhor é mesmo eliminar o post ou então tentar reescreve-lo.
A primeira coisa que devemos garantir no nosso blog é a qualidade e é preferível não postar durante um mês inteiro se estamos sem inspiração do que fazer posts só por fazer.  

6º- Antes de seres ouvido deves ouvir
Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos alguém fazer quando começa um blog é "Como é que eu ganho seguidores?". A verdade é que eles não caem do céu e não aparecem de um momento para o outro. A verdade é que vão passar muito tempo com dez, vinte seguidores a lerem os vossos posts, se calhar nem isso. O truque é fingirem que o vosso blog tem um milhão de seguidores até isso se tornar realidade. Claro que os seguidores vão aparecendo com o tempo mas têm de ser vocês a  darem o primeiro passo. Antes de "exigirmos" que outras pessoas leiam o nosso conteúdo nós devemos tomar a iniciativa e ler o delas. Pesquisem blogs com temas semelhantes aos vossos e deixem comentários. Além de darem visibilidade ao vosso blog também podem aprender com os bloggers que já estão cá há mais tempo.

7º- Como deixar um bom comentário
No seguimento da dica anterior, quando deixas um comentário num blog deves ter certos cuidados. Primeiro que tudo, só deves deixar comentários honestos que mostrem que leste mesmo o post. Frases genéricas como "Ótimo post!" ou "Adorei" são dispensáveis. Faz comentários interessados e foca te no blog da pessoa e não no teu. No final podes sempre deixar o link do teu cantinho para ela poder responder de volta. Se fizeres isto estás a criar uma rede de "contactos" que vai originar mais "tráfico" no teu próprio blog.

8º- Sê honesto, transparente e autentico
Quando entro num blog gosto sempre de sentir que a pessoa que escreve é honesta com os seus seguidores. Sinto muito mais empatia com uma pessoa que diga a sua opinião verdadeira, mesmo que seja um pouco dura, do que uma que ache que está tudo perfeito e magnifico quando na verdade não é bem isso que pensa. Além disso deves ser autêntico. Enquanto bloggers é muito dificil sermos originais porque parece que tudo em que pensamos já foi feito. No entanto, podemos sempre ser nós próprios e, como não existe ninguém igual a nós, nunca vamos cair da monotonia das "massas".

9º- Tempo, tempo, tempo
Quem acha que manter um blog é só escrever um post de tempos a tempos desengane-se. É preciso tempo para pensar e planear os posts, tempo para escrevê-los, editá-los, tempo para responder aos comentários e para visitar outros blogs. Como é óbvio, se se organizarem conseguem ter isto mais ou menos controlado. Uma das coisas que um bom blog deve ter é consistência, ou seja, não deves publicar um post hoje e depois só daqui a duas semanas publicares outro. Um blog deve ser atual por isso tenta escrever com a maior regularidade possível. Uma boa ideia para quem tem semanas muito ocupas escrever os posts num dia livre e depois agendá-los. Certifiquem-se é que têm sempre um plano B caso vos aconteça um imprevisto.


E estas são as minhas principais dicas para quem está a começar um blog ou quem quer melhorar o mesmo. Como a blogosfera é sobra a partilha, digam-me nos comentários quais são as dicas e truques que vocês usam para tornar o vosso blog no melhor blog possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall