quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Coisas que NÃO PERCEBO SOBRE A ESCOLA

Durante os meus 11 anos de aulas fui-me apercebendo de coisas que não fazem sentido ou que simplesmente me irritam na escola, e claro o que seria se não partilhar a minha experiência de frustração convosco.

"Deviam ter ido à casa de banho no intervalo". Não stôr, nós não controlamos a nossa bexiga.

"Acham que já corrigi os testes meninos? Tenho 10 turmas e elas fizeram o teste primeiro que vocês!". Ah desculpe, lembre-se disso da próxima  vez que marcar um teste de fisico-quimica no dia aseguir ao de matemática ou quando não fizermos o seu trabalho de casa de 15 páginas: "temos mais disciplinas professora e eles pediram primeiro que vocês".

"Por um, agora pagam todos! Trabalho de casa para toda a gente". Irrita-me profundamente quando um engraçadinho da turma decide fazer asneira e o professor acha que é justo e correto castigar TODA  a gente da sala.

"Estou tão entusiasmada para o primeiro dia de aulas". Devo ter de facto algum distúrbio mental porque TODOS os santos anos, no inicio de setembro, digo que estou entusiasmada para voltar às aulas, começo a imaginar a roupa que vou levar, que vou fazer muitos amigos, que vou tirar notas excelentes e que vai ser o melhor ano da minha vida. Não, isto nunca acontece mas isso não me impede de, ano após ano, ter exactamente o mesmo pensamento, sabendo perfeitamente que a maioria dos dias vão ser uma seca e uma tortura emocional. O que é que se passa comigo?

"O primeiro dia é sempre um desfile de moda". Uma coisa é arranjares-te bem e estares confiante no primeiro dia, outra coisa é apareceres como a Kim Kardashian. Há limites, e certas pessoas parecem não conhecê-los. Só porque tens um bronze espetacular e perdeste 15 quilos durante as férias não quer dizer que possas usar um pano como saia....Vá lá meninas, não envergonhem o sexo feminino.

"Porque que é que há sempre aquela pessoa na turma que tem de saber TUDO?" Irrita-me tanto mas tanto quando à aquele estudante que sempre que a professora faz uma pergunta lá está ele pronto a dar a sua resposta politicamente correta e perfeita...grrr...Pará de ser a Hermione, isto não é Hogwarts.
Don't get me wrong, é óptimo participar e saber as respostas mas meu, dá a vez a outro.

"Porque que é que sempre a mim que calham as perguntas difíceis?". Nunca sentiram que o stôr dá sempre as perguntas mais fáceis à pessoa sentada ao vosso lado e vocês ficam com aquelas super tramadas que ninguém quer?

"Porque que é que erro sempre a pergunta mais fácil do teste e sinto-me uma inútil quando o recebo de volta?"

"Porque que é que os rapazes são todos nojentos quando vão para o balneário de ed. Física?"

"Ainda não tocou, tirem as vossas coisas da mochila!" Parem! Professores do todo o mundo, parem de fazer isto. Não é por começarmos a arrumar 30 segundos antes de tocar que vão perder a vossa aula, porque admitamos, depois de 60 minutos já ninguém o está a ouvir de qualquer das maneiras.

"Tirem as mochilas de cima da mesa" Porquê? Não consegue ver a minha cara de interessado por cima da mochila?

"Desculpe, qual é o seu nome outra vez?" Passado 5 meses de aulas e há sempre aquele stôr que ainda não sabe o teu nome....

"Quando é que vou usar isto outra vez?" Porque que é que há tanta matéria na escola que é praticamente inútil e que nos vamos esquecer, inevitavelmente, dois minutos depois do teste.

"Porque tantos trabalhos de casa, 5 horas de escola por dia não é suficiente?"

"Cada um de vocês é diferente e devem aceitar isso." Isto seria um típico discurso de um professor que está a dar uma aula de educação sexual ao sétimo ano. Eles ensinam-nos que cada um de nós é como é, que cada um tem as  suas virtudes e defeitos mas depois generalizam-nos e obrigam-nos a atingir os mesmos objetivos, no mesmo período de tempo com o mesmo grau de dificuldade? O que aconteceu aqui às diferenças ãh?

"Não percebo esta geração". Quando andava no 5º ano e passavam mais velhos por mim eu só rezava para que nenhum se metesse comigo, nem que me dirigisse a palavra sequer. Agora a juventude (ehehe) só diz asneiras, desrespeita os mais velhos, corre nos corredores e esta-se a marinbar para a autoridade merecida dos alunos dos anos à frente dos deles. É preciso trazer esta hierarquia de volta!!

Enfim, podia estar aqui horas a queixar-me da escola e de tudo aquilo que me irrita nela...Isto foi só um desabafo e claro que a escola tbm tem coisas boas que nos enriquecem, claro que nos preferimos ver os aspetos negativos primeiro ahha, por isso se algum de vocês se relacionar com algum destes caso diga.


Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall