sexta-feira, 26 de setembro de 2014

10 dicas para te manteres ORGANIZADA e teres BONS RESULTADOS

Começou um novo ano e com ele novos desafios. Sempre fui uma pessoa razoavelmente organizada e essa qualidade tem-me dado imenso jeito no que diz respeito ao sucesso académico. Ao longo dos anos fui-me apercebendo de que estar organizada era mais de metade do caminho andado para ter boas notas. Vou partilhar com vocês os meus melhores "segredos" para se manterem organizadas durante todo o ano e verem os resultados a acontecerem.


1. ARRANJEM UMA AGENDA
É a regra básica e por muito tempo pensei que não precisasse de uma. OH, como estava enganada. A agenda vai ser a vossa melhor amiga. A que estou a usar neste momento é uma agenda da Staples, que tem uma página por dia; desta maneira tem mais que espaço para anotar tudo o que necessitam. Para complementar a agenda e porque gosto de ter uma visão geral do mês que estou a "enfrentar", tenho estes calendários mensais, feitos no word, onde ponho apenas os acontecimentos MAIS IMPORTANTES  e que não posso mesmo esquecer: testes, reuniões, apresentações... Penduro-o num local para onde esteja constantemente a olhar e fico com uma noção geral do que tenho de fazer naquele mês.




2. COLOR CODING
 Uma técnica que aprendi à pouco tempo, mas que já pus em prática e está realmente a funcionar. Quando anotarem algum acontecimento na vossa agenda e/ou calendário, usem cores para distinguirem as  diferentes categorias. No meu caso uso canetas de sublinhar de várias cores e a cada cor atribuo uma categoria geral:
AZUL- acontecimentos importantes da escola: testes e apresentações
VERDE- trabalhos de casa
ROSA- aniversários e festas
ROXO- atividades sociais
LARANJA- coisas relacionadas com o blog (como datamento de posts) e com working out
Vocês podem adicionar ou retirar cores de acordo com as vossas necessidades. Desta forma, basta olharem para a folha e pelo simples código de cores vão saber que têm de fazer algo relacionado com a escola, lazer...Para além de ficar muito mais colorido ehehe.




3. MANTENHAM O VOSSO ESPAÇO ORGANIZADO
Mesmo antes de começarem as aulas dêem uma arrumação geral ao sítio onde costumam estudar e tentem mantê-lo assim durante todo o ano. Se tudo estiver arrumado e no devido sitio vai ser muito mais fácil concentrarem-se e encontrarem tudo o que procuram.




4. FAÇAM UMA TABELA DE NOTAS
É algo que faço desde de sempre e que vou continuar a fazer. Façam a vossa própria tabela onde anotam todos os resultados dos testes e trabalhos que têm durante o ano. Isto tem duas vantagens: primeiro, é uma maneira simples de verem o vosso progresso e onde precisam de trabalhar mais; segundo, torna-se muito mais fácil fazerem a vossa auto-avaliação se tiver todos os dados reunidos num só espaço.




5. UTILIZEM POST ITS
Se têm algo que não se podem mesmo esquecer, como, "levar toalha para ed. física" ou "não esquecer mandar o e-mail à professora do relatório", não hesitem em usar post-its. É  uma maneira rápida e eficaz de escreverem pequenas notas que não se podem dar ao luxo de esquecer.




6. USEM UM DOSSIER PARA GUARDAR TODOS OS PAPEIS SOLTOS
Tenho uma capa A4 de lombada larga onde arquivo todas as fichas, todos os papéis e todos os testes que recebo da escola. Uso separadores para dividir as disciplinas e coloco lá TUDO. Quando estiverem à procura de uma ficha é 100% certo de que a vão encontrar.




7. SUBLINHAR, SUBLINHAR, SUBLINHAR
Toda a gente sabe esta técnica mas nem toda a gente a usa. É muito importante, enquanto lês a matéria, que vás sublinhando os pontos importantes. É mais fácil de reter e quando fores fazer os resumos já tens metade do trabalho feito.





8. E FALANDO EM RESUMOS....
Sempre fui daquelas pessoas que achava que fazer resumos era uma perda de tempo, mas agora que estou no secundário vejo que eles nos podem facilitar em muito a vida. Não os faço a todas as disciplinas, apenas àquelas onde tenho muita matéria interligada para assimilar como Biologia e Físico-química. Tentem fazer estes resumos no próprio dia que aprendem a matéria porque ainda está fresca na vossa cabeça e evitam trabalho acumulado. Quando forem estudar já nem precisam de pegar no livro, basta lerem os resumos e voilà.




9. FAÇAM FICHAS E EXERCÍCIOS
Está dica aplica-se mais a umas disciplinas do que outras, mas não basta lerem a matéria uma e outra vez, têm de fazer exercícios para terem a certeza de que os conhecimentos estão solidificados e talvez esclarecer dúvidas que nem sabiam que tinham.




10. NÃO ESTUDEM DEMAIS
É bom tirarem boas notas mas não deixem que isso ocupe todo o vosso tempo. Arranjem horas para estudar mas não parem de fazer coisas por lazer e tenham um tempo para vocês. Vão andar mais concentradas, felizes e sem a constante pressão que os testes nos põem em cima. Tudo pode ser conciliado.


Tenham um optimo ano. Beijinhos Ivânia

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall