domingo, 29 de junho de 2014

Motivação para praticar exercício físico

Verão, saias, calções, vestidos, bikinis e muita pele à mostra. É natural que nesta época do ano, em que mostramos quase "tudo de nós", nos queiramos sentir o melhor possível connosco próprios e, nada melhor do que começar a praticar exercício físico para o efeito. Toda a gente sonha (género masculino incluído) em ter um "corpo perfeito" (there's no such thing as a perfect body) sem ter de fazer nenhum esforço ou sacrifico. Pois deixem que vos diga: é uma ilusão, e de ilusões está já a nossa mente cheia. Praticar exercício físico não só contribui para a tua saúde, como te melhora o visual e ainda te tira do aborrecimento que vem incluído com o pacote de férias. Se não acreditam em mim, deixo-vos com 10 razões pelas quais os especialistas acreditam que praticar desporto é algo benéfico.

1. Melhora o sistema imunitário
2. Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia
3. Melhor força muscular
4. Estética corporal "atlética"
5. Regulação do sono
6. Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros
7. A auto estima sobe em flecha
8. Maior confiança e optimismo frente aos desafios
9. Regulação do humor
10. Sentimento de recompensa e realização


Mesmo com estes argumentos ainda não sentes que consegues sair do sofá e calçar uns ténis? Falta-te MOTIVAÇÃO. Afasta-te das desculpas do costume: "não tenho tempo!", "ando muito cansada" ou "não estou para gastar o meu dinheiro nisso" e compromete-te a aderir a um novo ritmo físico.
1. Faz anotações. seja o teu peso ideal ou a tua meta para um corpo mais tonificado. O que quer que seja, é importante calendarizar os teus objetivos e registar a evolução.

2. Inspira-te em alguém. por muito que tenhamos de ser nós próprios temos o dever de ser a melhor versão de nós. Coloca fotos de alguém cujo corpo gostarias que fosse o teu num local visível. Isto vai dar-te motivação e relembrar-te a razão pela qual treinas.

3. Vai com calma. Claro que nos primeiros dias vai ser duro porque o teu corpo AINDA não está habituado a um esforço físico dessa dimensão, por isso começa com treinos de meia hora 2 vezes por semana e vai gradualmente aumentando a intensidade. 

4. Estabelece metas realistas. Propõe objetivos que sabes que podes cumprir: desta forma sentes te realizada e não ficarás desiludida.

5. A forma como te sentes depois de fazer exercício. Não à melhor sensação de missão cumprida do que aquela que sentes quando acabas um treino. Podes estar a nadar no teu próprio suor e desejar cair para o lado, mas incrivelmente, sentes-te bem.

6. Recompensa-te. Sempre que atingires uma das tuas metas mima-te.

7. Arranja uma colega de treino. Torna a atividade mais divertida e irão motivar-se mutuamente. 

8. Anti stress. Depois de um dia stressante de aulas ou no trabalho, descarregar tudo no exercício físico é uma excelente maneira de descomprimir a pressão no dia.

9. Antes e depois. Por vezes não temos noção dos nossos progressos e de quanto mudamos graças ao nosso esforço. Tira fotos antes de começares a treinar e comprara-as com o teu "novo eu" 6 meses depois. Verás que o resultado será inacreditável.

10. Diverte-te. A cima de tudo aproveita o teu tempo livre a fazeres algo que gostas e  que te ponha um sorriso na cara. Se não és adepto de praticar exercício sozinho experimenta inscreveres te numa aula; é muito mais animante e aproveitas para conhecer pessoas novas (bónus)


Por isso, desliguem o computador, vistam um uniforme digno de ser chamado "para workout" e começem o vosso treino HOJE. 

© Uma colher de arroz
Maira Gall