quarta-feira, 4 de março de 2015

A rapariga que não produz lixo à dois fuck*** anos

Estava eu à procura de um tema para a minha oral de inglês quando encontro um artigo: "A 23 year old student hasn't produced any trash in two years". Devo dizer que o título foi bastante eficaz porque fiquei curiosa e decidi lê-lo para descobrir COMO RAIO É QUE É POSSÍVEL VIVER SEM PRODUZIR LIXO!
 A verdade é que é possível. A rapariga referida no artigo chama-se Lauren Singer e é uma norte americana com um curso ambiental e de sustentabilidade. Tudo começou quando ela se sentiu basicamente como uma hipócrita por estar a promover um estilo de vida "eco-friendly" mas depois ter o apartamento cheio de lixo. Então fez uma decisão ,que eu acho louvável, embora um pouco drástica: não ia produzir mais lixo. 
Até aqui é tudo muito bonito, tomar decisões até é fácil, o difícil é cumpri-las. I mean...como é que se faz com as embalagens da comida, com os pensos higiénicos, com a escova dos dentes e até com os preservativos? Tudo isto são coisas do dia-a-dia que contêm plástico, logo não podem ser degradadas, e como conseguinte, produzem lixo. 
A Lauren explica tudo no blogg dela, "Trash is for Tossers", desde como fazer a tua própria pasta de dentes até organizar um picnic com os amigos a "zero waste". Além disso ela apresenta alternativas para os items convencionais diários que funcionam igualmente bem. 

Devo dizer que fiquei muitíssimo surpreendida com esta notícia. Afinal de contas, não é toda a gente que se pode gabar deste feito. É preciso muita dedicação e empenho mas acredito que ela está a fazer um excelente trabalho. Prova disso é o sucesso que ela está a ter com o blogg (desde campanhas de roupa, vídeos no youtube, até ao lançamento da própria linha de materiais de limpeza, tudo isto, da forma mais ambientalmente correta possível) Além de me espantar, esta rapariga norte-americana complemente desconhecida, conseguiu-me inspirar e fez-me olhar as coisas de uma perspectiva diferente. Não só de um ponto de vista ambiental, mas também da maneira de estar na vida e em certas decisões que tomamos cujas consequências estão fora do nosso controlo. 

Convido-vos todos a dar um saltinho no blogg dela, vale muito a pena.


Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall