sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Como sobreviver ao 1º ano de faculdade - Passar a todas as cadeiras | B2S#7

Estudantes, falem comigo? Como é que foi a primeira (para alguns a segunda) semana deste novo ano? A minha foi super divertida e agitada (nem parecia que já tinha aulas ehehe).

Hoje trago-vos o segundo capítulo da rubrica: "Como sobreviver ao 1º ano de faculdade". O episódio de hoje é totalmente centrado em como tirar boas notas e te manteres organizado durante a faculdade.
(fiz um post com a minha rotina de estudo na faculdade, caso queiram dar uma vista de olhos fica aqui)

Devo admitir que eu própria ainda não sigo muitas destas dicas por isso o desafio deste ano para mim (e para vocês) é tentar seguir estas dicas ao máximo e acabar com uma boa média no fim do semestre.


Não procastinar
Deve ser das tarefas mais difíceis na faculdade mas é super importante que se mantenham on track. A matéria acumula-se super rápido e se estiverem sempre a adiar os vossos compromissos vão chegar á epoca de exames super stressados e sem tempo nenhum.



Dorme o suficiente
Estudar muito e bem não implica perderes as tuas valiosas horas de sono, antes pelo contrário. Os melhores alunos são aqueles que têm um bom horário de sono e que sabem quais os seus limites e quando têm de descansar.



Aponta todas as datas e deadlines
Num sitio e só num sitio, aponta todas das datas de testes, projetos, trabalhos de casa e avaliações. Esse sitio (que pode ser uma agenda, um calendário ou uma simples folha) vai ser o teu principal plano de organização e se alguma data mudar não te esqueças de atualizar nesse mesmo sitio e não noutro qualquer porque o mais provável é que percas a folha onde escreveste isso ou que nunca mais te lembres.


Tira bons apontamentos
O mau da faculdade é que praticamente que não há livros e os que há são ridiculamente caros, por isso tudo se resume aos ppt que os professores fornecem e aos apontamentos que tiram nas aulas. Oiçam-me por favor: estejam atentos e tirem realmente notas, com as vossas palavras, daqui que acharem que é mais importante. Além disso, se o professor der slides, imprimam nos antes e levem nos para a aula: desta maneira podem tirar notas nas laterais e tornam tudo mais fácil.
Acreditem que se vão arrepender se não escrever tudo o que ouviram numa aula porque depois é praticamente impossível de recuperar essa informação.



Sabe quando estudar em grupo
Estudar em grupo na faculdade pode ser super vantajoso: tiras dúvidas com os teus colegas, falar sobre a matéria, discutir pontos de vista, ect. No entanto, há que saber distinguir as alturas em que deves estudar em grupo e aquelas que deves estudar sozinho.
Para mim, gosto sempre de ir estudando por mim, de modo a organizar-me e a aprender sozinha e depois tiro as duvidas com os meus colegas e fazemos exercícios em conjunto. No dia antes do teste prefiro voltar a estudar sozinha para ter a certeza que já assimilei tudo e fazer uma ultima revisão.



Não tenhas medo de falar com os professores
Um dos meus grandes erros na faculdade foi criar uma distância gigante com os meus professores. Sim, as turmas são gigantes e parece que aquela distância vai sempre existir mas é super benéfico para vocês se forem aos gabinetes deles. Porque? Bem, em primeiro porque eles podem-te tirar todas as dúvidas que tiveres e explicar-te melhor a matéria, depois porque (dependendo do prof) podes entregar projetos mais cedo para uma critica e depois melhorar para teres melhor nota e por fim, o professor fica a conhecer-te melhor o que nunca pode ser uma coisa má.



Faz to do lists
Eu uso esta técnica para praticamente TUDO na minha vida mas "To Do lists" são super práticas porque é uma forma de organizarmos tudo o que temos para fazer e, sempre que riscamos um item sentimo-nos mais motivados para continuar a trabalhar.



Halo Effect
Não sei se alguma vez ouviram falar deste conceito mas: Halo effect, em português, efeito de auréola é um conceito que explica que as primeiras impressões são aquelas que tendem a ficar e a durar mais tempo.
Neste caso, a primeira impressão que um professor tiver de ti é aquela que muito provavelmente te vai acompanhar para o resto do semestre. Mas tu podes tirar partido disto!!
Nas primeiras semanas de aulas ninguém leva a faculdade muito a sério porque ainda não há muita matéria nem testes e há imensas festas. Aproveita esta altura e traz o teu A game!! Senta-te sempre na primeira fila, faz contacto visual com o professor, mostra-te interessado, faz perguntas.
Mesmo que estejas na lua (é melhor não estares ahaha) o professor vai ficar com a ideia que és um excelente aluno e talvez te ajude no final do semestre.



Sabe as %%% de cada cadeira
É muito importante que, dentro de cada cadeira, saibam as percentagens de cada exame, teste e trabalho. Desta forma, sabem sempre em "que pé estão" e se um dos testes vos correr mal vocês sabem exatamente o que fazer para voltar a subir a nota.




A motivação tem de vir de dentro
Se estudas porque tens medo de chumbar ou por pressão dos teus pais o melhor é reconsiderares as tuas prioridades. As épocas de exames são super stressantes e se os teus motivos para estudar são exteriores, mais tarde ou mais cedo vais desistir.
Se, pelo contrário, a tua motivação vem de dentro as coisas vão correr muito melhor porque és TU quem quer ter boas notas ou para ter um bom emprego ou para entrar num bom mestrado, ect.



Percebe em vez de decorar
Na faculdade ensinam-te coisas que vão ser úteis para o resto  da tua vida profissional por isso nunca decorem, tentem antes perceber o porquê das coisas serem assim. Se fizerem isso é muito mais provável que consigam lembrar-se disso daqui a 20 anos.



Qual é a dica que vocês seguem religiosamente?
Como está a correr o ano so far?
Queria aproveitar para dizer um OBRGADA GIGANTE  a toda a gente que comentou o meu último post!! Vocês são incríveis.



Como sobreviver ao primeiro ano de faculdade
Não percam o próximo episódio: Viver sozinho


Posts de Back to School

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall