quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dicas para criares um espaço produtivo | B2S # 4

Para fazer um bom trabalho, seja estudar, escrever no blog ou trabalhar noutros projetos, preciso de ter um certo ambiente à minha volta que me ajude a concentrar. Apesar de toda a gente saber das regras básicas: um sitio com silêncio, só teu, onde estejas confortável, blá blá blá, existem outros pequenos truques que nos ajudam a tornar o nosso espaço mais produtivo e nos inspiram para executar mos um bom trabalho.
O meu "spot" é a secretária do meu quarto, onde faço tudo o que se  relacione com o conceito de trabalhar.

Como podes então tornar o teu espaço mais produtivo?

1. Arrumação
Tem todos os elementos organizados e categorizados: livros dum lado, material de desenho (por exemplo) do outro, gadgets colocados no sitio certo, material de escrita devidamente disposto. Isto vai te dar uma sensação de calma, facilita te o trabalho e perdes menos tempo quando estiveres à procura das coisas.

2. Inspiração
Algo que me motiva quando estou à 3 dias a estudar para um teste e já não posso ver o livro à frente é ter qualquer tipo de inspiração disposta num local para onde olhe frequentemente. Podem ser colagens de algo que vos faça feliz, frases inspiradoras retiradas do tumblr, quadros, imagens relaxantes, artigos de revistas... Para mim o que funciona são fotografias minhas com familiares ou amigos, de preferência no Verão, que me dão motivação para continuar a trabalhar. 

3. Iluminação
Talvez seja um dos fatores mais importantes: tenta que a tua secretária se localize perto de uma janela para receberes luz natural durante o dia e investe num bom candeeiro de mesa para não esforçares desnecessariamente os olhos naquelas noitadas que passas a estudar.

4. Menos é Mais
A minha experiência diz me que quanto mais limpa e "livre" estiver a minha secretária mais facilmente me concentro naquilo que estou a fazer. Primeiro não há tantas distrações e segundo acredito que um espaço limpo conduz a uma mente limpa, mais propicia a funcionar.

5. Plantas
Se o vosso espaço de trabalho for o quarto esta talvez não seja a melhor dica para vocês, mas se não for hear me out: para mim as plantas transmitem uma sensação de calma, de alegria e de vida e acho que seriam um otimo elemento para adicionar à vossa secretária.

6. Velas!!
Ok, isto é um bocado cliché da minha parte mas resulta: as velas são conhecidas pelos seus aromas relaxantes e por tornarem o ambiente mais confortável o que é exatamente o que nos queremos. Além disso depois de utilizadas, as embalagens podem ser reutilizadas o que é otimo para o ambiente.

E estas foram algumas dicas em como podem tornar o vosso espaço mais produtivo. Esqueci me de mencionar alguma? Já punham em prática algum destes conselhos?


Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall