sábado, 17 de março de 2018

VINTAGE IS THE NEW BLACK #1 | 8 RAZÕES PARA COMPRAR PEÇAS EM 2º MÃO


Uma das minhas resoluções para o blog este ano era começar novas rúbricas com temas que eu acho que ainda não têm atenção suficiente aqui na blogosfera.
É com muito orgulho que vos apresento a primeira: "VINTAGE IS THE NEW BLACK". O título é bastante self explanatory mas o "conceito" de lojas em segunda mão explodiu nos últimos anos! Se antigamente era visto com "desdém" comprar em segunda mão, hoje em dia é tendência... e eu não podia estar mais feliz.

A moda dos anos 70 e 80 sempre me fascinou: ver os albuns da minha mãe e fazer-me desejar que ela tivesse guardado todas aquelas camisas estampadas e calças de cintura subida. As lojas vintage surgem assim como a oportunidade perfeita para satisfazer esses desejos.
Infelizmente ainda só visitei uma, mas pretendo mudar isso muito em breve.

Para um primeiro post sobre o tema achei que vos devia convencer: Porque é que devo comprar peças em segunda mão, perguntam vocês? Ora tomem lá 8 razões.

A qualidade
Até a 1960 (mais coisa, menos coisa) as roupas eram desenhadas para durar: qualidade a cima de quantidade. Hoje em dia acontece exatamente o contrário por isso têm nas peças vintage uma oportunidade de terem uma qualidade excelente a um preço muito convidativo.



Preços reduzidos
Além de a maior parte das peças "banais" ter preços muito mais aliciadores a verdade é que conseguem encontrar peças de designers com valores muito inferiores aos orginais. Além disso, muitos deles são modelos clássicos, por isso nunca saem de moda.


Eco-friendly
Além de ajudarem a vossa carteira estão a ajudar o ambiente. Não suportam a fast fashion (e todos os problemas que a ela estão relacionados) e contribuem para a diminução da água gasta no setor textil. Mais vantagens?



Peças únicas
Com peças vintage a probabilidade de estarem no segmento "Who wore it better?" fica muito reduzida. Se quiserem peças que mais ninguém tem, vintage is the way to go!


The pieces have a soul
Não sei bem explicar isto mas quando visto uma peça vintage sinto me diferente. É mesmo como se um bocadinho do passado viajasse até mim. É uma sensação fantástica. 



Vintage Seller
Apesar de ainda não ter conhecido muito, os vendedores e donos de lojas vintage são, quase sempre, pessoas super interessantes e cheias de histórias e vivências. Se calharem de ser extrovertidos ainda vos podem contar uma dúzia de aventuras pelas quais passaram e que fazem as delicias que qualquer mente curiosa.



As histórias que viajam com a roupa
É  incrivel pensar em qual foi a história daquela peça até chegar as vossas mãos. Quem é que a tinha, em que situações foi usada, de onde veio.... São perguntas facilmente respondidas pelas mentes mais férteis e imaginativas. 


A experiência 
Ir a uma loja vintage, por si só, já é uma experiência incrível. Tudo está pensado e tudo tem um propósito, as coisas estão carregadas de personalidade. de simpatia e de familiaridade. Além disso é um break fanstástico do desgaste do dia a dia. 


E estas são, para mim, as 8 principais razões pelas quais deviamos comprar mais peças vintage. Se isto não vos convenceu, não sei o que irá fazê-lo (ahaha).
Não percam os próximos posts desta rúbrica, algo me diz que vão gostar ;)

Já alguma vez foram a uma loja vintage? Adorava conhecer as vossas experiências. Partilhem tudo nos comentários <3 e digam-me o que acharam desta nova rúbrica

Follow me on Instagram and Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall