quarta-feira, 25 de maio de 2016

A NOSTALGIA DO FIM DO SECUNDÁRIO


Tenho me apercebido que uma grande parte das minhas leitoras são meninas que já estão na faculdade por isso acho que a maioria de vocês já passou por isto. 
O fim do secundário. Pensei que este dia nunca iria chegar. Sempre pensei no décimo segundo como um ano muito, muito longe e entrar para a faculdade era algo que me parecia surreal. 
Mas de repente, falta uma semana e meia para acabarem as aulas, menos de um mês para os exames e sensivelmente 60 dias para fazer a minha candidatura. Tornou-se tudo demasiado.
Hoje houve uma feira de profissões na minha escola, o que é uma oportunidade excelente para esclarecermos algumas duvidas e ajudar os indecisos (EU!!!) a facilitar as suas escolhas. Fizeram-me a pergunta: "então, já sabes para o que queres ir?" mais vezes do que aquelas que posso contar e de todas as vezes, dava me um aperto no coração. Não ter um objetivo definido e andar atrás do "nada" deixa-me agitada e insegura.
Ao lado da minha indecisão junta-se a nostalgia de fechar um ciclo. Dizer adeus ao sítio onde fui mais feliz e despedir-me de todas as pessoas que, durante três anos, fizeram parte do meu dia a dia. É difícil. Está a ser difícil, muito mais daquilo que eu imaginei. Eu olho para o primeiro ano de faculdade como sendo um bicho de sete cabeças que me vai arrastar para um buraco de depressão e stress, local que não tenho saudades de visitar. Eu sei que todas as pessoas têm experiências diferentes e que, se calhar, vou adorar, mas o desconhecido assusta-me. E vai continuar a assustar-me até Setembro. 
Mas eu sou uma pessoa que gosta de ser feliz e gosta de fazer listas, por isso, achei que o mais apropriado era fazer uma lista de "coisas positivas" para ficar entusiasmada para o futuro. Ele virá e eu cá estarei para lhe mostrar que não me assusta assim tanto:

- ir viver para o Porto, cidade que sempre me fascinou;
- um verão inteiro pela frente para aproveitar ao máximo;
- a possibilidade de partilhar casa com a minha melhor amiga;
- encontrar,hopefully, um curso pelo qual me apaixone;
- ter mil e uma hipóteses culturais semanalmente;
- poder escolher entre comer indiano, chinês, vegan, italiano, tudo na mesma rua;
- conhecer imensa gente nova e esperar que me identifique com parte dela.

Eu sei que não vai ser fácil, mas também sei que não posso deixar que este "medo" tome controlo da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall