segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Guia para totós | Primeiros passos na redução do plástico


Como devem ter percebido pelo meu último post, tenho enchido os meus pensamentos, em horário livre, em maneiras de tornar a minha vida mais eco-friendly.
O meu problema é que parece que preciso de uma volta 360º na minha vida e não sei para onde me hei-de virar. É mais importante tornar-me vegan ou deixar de comprar roupa? Será que tenho de começar a fazer o meu próprio champô ou é melhor investir em escovas de bambo? E há tanta informação na net que uma pessoa acaba por ficar assoberbada.

Numa tentativa de me organizar decidi criar um guia de principiantes na redução de plástico e desperdício ou, como eu gosto de lhe chamar, passos de bebé de quem não sabe nada do assunto mas que quer muito aprender e mudar os seus hábitos.
Algumas destas dicas já consegui por em prática, outras ainda estou a tentar arranjar maneira de as integrar na minha rotina.
Se são como eu e querem ser mais conscientes mas não sabem para onde se hão de virar, este post é para vocês.


1. Uma garrafa de água reutilizável
Para esta não há desculpas. Existem mil e um modelos disponíveis com várias features, que se adequam a todas as necessidades e gostos.
Já pensaram na quantidade de plástico que poupam se evitarem comprar garrafas de água? Já para não falar que a vossa carteira também agradece.





2. Sacos das compras
Este também é um passo dado: como assim ainda usam sacos de plástico quando vão às compras? Agora já existem sacos de pano super giros e com divisórias para que organizem as vossas compras de forma super simples.
Se não quiserem comprar um destes sacos podem também reutilizar os sacos de plástico que já têm em casa: dobram-nos, guardam-nos na carteira e quando chegam a casa depois de arrumar as compras repetem o processo.



3. Sacos da fruta e dos legumes
Estes sacos são 100 vezes mais prejudiciais que os sacos das compras por uma simples razão: enquanto que os sacos das compras são reutilizáveis, estes sacos são single use plastic, ou seja, usamo-los uma vez e vão logo parar ao lixo.
Lembram-se quando as vossas avós iam buscar pão em sacos de pano? Está na altura de voltarmos um bocadinho atrás no tempo e readotar esses hábitos. Pão, fruta e legumes. Já viram os sacos que vamos evitar que acabem num aterro numa única ida ao supermercado? E a melhor parte é que podem fazê-los vocês mesmos a partir de t-shirts antigas ou tecido que tenham por casa. 



4. Pensos e tampões
Em média, uma mulher utiliza cerca de 17000 pensos higiênicos e tampões durante a sua vida, constituindo cerca de 4% do lixo produzido em Portugal anualmente.
Estes números são chocantes mas existe solução, aliás duas soluções: pensos higiénicos reutilizáveis e copos menstruais.
Os pensos são feitos em algodão e prendem-se com uma molinha. O conceito passa por usar, lavar à mão e utilizar de novo. Claro que para resultar têm de ter vários de modo a terem opções enquanto os restantes estão para lavar.
O copo menstrual é uma especie de tampão que, de cada vez que está cheio, tem de ser esvaziado e limpo de modo a ser possível voltar a ser usado.
Como os tampões ainda me assustam um pouco decidi experimentar os pensos reutilizáveis mas infelizmente não os achei confortáveis.
Neste momento esta mudança ainda está em stand by para mim mas cada pessoa reage de maneira diferente por isso aconselho-vos vivamente a experimentar até porque estas opções são muito mais saudáveis que as soluções convencionais feitas de material sintético.


5. Escovas de bambu
É uma troca tão simples que qualquer pessoa pode fazer! Além disso, o preço destas escovas não é muito superior ao preço das escovas de supermercado por isso não há desculpas! Eu já comprei a minha e estou a converter lentamente a minha família para fazer a troca.
No final da utilização basta cortar as cerdas (a única parte não reciclável). Como o cabo é biodegradável podem até enterrá-lo junto de uma árvore.



6. Copos de café
Se são um heavy coffee/tea drinker esta dica é para vocês! Imaginem isto: estão na faculdade e tomam dois cafés por dia. São só dois, o normal certo? Só utilizam dois copos. Não há mal.
Agora pensem na quantidade de copos que gastam num ano inteiro de aulas: quase 400 copos.
E não se deixem enganar: mesmo que os copos pareçam de papel, têm sempre uma película de plastico a revesti-los.
Apesar de não consumir este tipo de produtos e como tal, não precisar, a melhor opção na minha opinião é o Stojo. Para quem não conhece, o Stojo é uma copo reutilizável de chá e café que, depois de usado, se pode dobrar de modo a caber até num bolso! Desta forma podem levá-lo para todo o lado sem prescindir do espaço que um copo normal ocuparia.




7. Lanches, snacks e refeições
Outro campo onde podem reduzir muito facilmente o uso de plástico é nas refeições.
Se levam comida de casa optem por lancheiras livres de plástico e PVC (igual para os talheres). Se são como eu e gostam de levar lanchinhos para a faculdade/trabalho tentem ao máximo evitar o uso de papel aderente, sacos de sandes ou papel de alumínio. Existem soluções muito mais sustentáveis e que acabam por vos poupar dinheiro.
Podem optar por transportar os snacks em caixas herméticas, bolsas de silicone ou então levar a comida em saquinhos de pano (no caso do pão por exemplo). Se o papel aderente é um must existe uma solução sustentável chamada bee wrap, que faz exatamente a mesma coisa mas é feita de cera de abelha e pode ser usada inúmeras vezes!



8. Dizer que NÃO!
Esta é, sem dúvida, a regra mais importante: a melhor maneira de ajudarmos o nosso planeta é reduzirmos o nosso consumo. Precisamos mesmo de mais um par de calças? E vale a pena comprar tanta fruta de uma só vez, sabendo que o mais provável é que se estrague antes de a conseguirmos comer toda? Há necessidade de comprar uma nova mochila para a escola quando a do ano passado está em perfeitas condições?
A chave é trazer para casa, unica e exclusivamente, aquilo de que realmente precisamos, tentando ser o mais minimalistas possível. Quando tivermos de comprar algo devemos apostar na qualidade, mesmo que seja um pouco mais caro, porque em princípio irá durar mais tempo e, sempre que possível, apoiar marcas eco-friendly.


Todos os produtos mencionados são de duas lojas portuguesas que adoro e apoio a 100%: a Pegada Verde e a Mind The Trash. Aconselho-vos vivamente a darem uma espreitadela e seguirem-nas no instagram. São verdadeiramente inspiradoras.


Já adotaram alguma destas mudanças na vossa vida? Digam-me também qual é aquela que ainda não conseguiram implementar e o porquê, talvez possamos chegar a uma solução juntos :)

Follow me on Instagram





12 comentários:

  1. òtimo post. Comprei hoje mesmo o meu copo menstrual.O copo estava em promoção e com um cupão na Wells que acumulava 10€ em cartão, tirando esse dinheiro ficou-me por 13€. Que é bem menos do que o preço a que são vendidos usualmente. Espero conseguir-me habituar, visto que não me custa usar tampões.

    http://arrblogs.blogspot.com/
    Depois dou feedback do que achei acerca do mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Quando vim morar aqui na Europa , é que comecei a ter consciência de todo o plástico que consumia.. E é importante usar certas medidas para evitar o plástico. Ainda tenho muito que mudar, mas já estou me acostumando. Seu post é de utilidade pública, com certeza.
    Bjokas
    Sheyla.

    ResponderEliminar
  3. Adoro que estejas de volta ao blog e ainda por cima com temas assim!! Sem dúvida nenhuma que este acabou de se tornar no meu blog favorito dos últimos tempos!! Parabéns e bem vinda de volta!!!! :)

    Reilliza Blog

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post. É importante alterarmos as nossas atitudes para melhorar o ambiente. Somos nós que vivemos neste mundo, por isso devemos preservá-lo.

    Já tenho a minha garrafinha de água e sacos reutilizáveis!

    Um grande beijinho,
    https://whaaatifni.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei este artigo! É super importante relembrar que todos temos que ajudar e que todos podemos realmente contribuir com passos e mudanças tão simples como aqueles que aqui descreves!

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Post excelente e muito pertinente, eu estou a tentar cumprir com todos estes pontos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei do post! Eu não dispenso minha garrafinha térmica para sempre ter água gelada!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post,ótimas dicas muito importantes!!
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito eu sempre levo numa ecóbeg, enfim sacola de pano, quando vou fazer compras no bairro.Muito bacana as ineciativa s para poupar o planeta.Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. No-doubt, the best blog I've came across today!

    ResponderEliminar

© Uma colher de arroz
Maira Gall