quarta-feira, 2 de julho de 2014

Livra-te da celulite

Se és mulher tens 90% de hipóteses de seres afectada pela celulite! Ao contrário do que muita  gente pensa, a celulite não está relacionada com a obesidade e tanto aparece em raparigas magras como obesas.
A celulite é caracterizada por "bolsas de gordura" acumuladas por baixo da pele que originam covas nas ancas, coxas, nádegas e abdómen, o que dá um aspecto de casca de laranja.



Mas o que causa então a celulite?
1. Hereditariedade. Se a tua mãe ou avó tiveram celulite quando eram jovens o mais provavel é que também a tenhas, mais cedo ou mais tarde.
2. Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso.
3. Alterações hormonais. Níveis de estrogênio (hormona feminina) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormonas no teu organismo.
4. O teu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Como se pode prevenir?
O principal é ter um estilo de vida saudável e ser ativa.
1. Praticar atividade física regularmente, mas cuidado na escolha da atividade. Footing intenso pode romper os tecidos. É recomendado meia hora de natação ou de bicicleta suave.
2. Utiliza esfoliantes e cremes anti-celuliticos adequados.
3. Na alimentação...
    - bebe muita água, pois vai estimular o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminado as toxinas e os líquidos acumulados
    - inclui fibras na tua alimentação. Vão ser as tuas melhores amigas já que reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo
    - evita o sal, doces, gorduras, refrigerantes e cafés pois estes fornecem somente calorias sem qualquer valor nutritivo
    - evita comer alimentos pesados à noite. Neste período diminuímos o nosso ritmo metabólico e gastamos menos calorias, pelo que os excessos ficam acumulados na gordura
    - reduz a ingestão de gorduras, nomeadamente molhos gordurosos, queijos, bolachas recheadas, chantilly e gelados
   - come devagar e mastiga bem os alimentos. Vai favorecer a digestão e ajuda a comeres menos
   - reduz a quantidade de gordura nos cozinhados e opta sempre pelo azeite
   - prefere alimentos integrais. São boas fontes de fibra e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, para além de contribuírem para a regulação do intestino
4. Não uses roupa apertada, nem muito justa
5. Tenta andar o máximo a pé, é bom para o ambiente e para ti


E não desanimes, até as celebridades, com todos aqueles tratamentos de spa, cirurgias e produtos topo de gama, também sofrem deste mal.



Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall